Select Page

Memorial da Justiça Eleitoral Goiana recebe de Sabrina Garcez um documento histórico sobre o voto feminino em Goiás

Memorial da Justiça Eleitoral Goiana recebe de Sabrina Garcez um documento histórico sobre o voto feminino em Goiás

A peça em questão é o Título de Eleitor da bisavó da Vereadora,Francisca Santiago Henrique, um dos primeiros a serem emitidos em Goiás após a conquista da participação eleitoral de mulheres.

Na manhã desta segunda-feira (6), a Vereadora por Goiânia Sabrina Garcez foi até o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) entregar o Título de Eleitor de sua bisavó Francisca Santiago Henrique. Com data em 21 de agosto de 1934, o documento é o registro eleitoral feminino mais antigo em posse do Memorial da Justiça Eleitoral Goiana.

A doação tem a intenção de contribuir com o esforço da Comissão de Gestão de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, que busca títulos de todos os modelos que passaram pela Corte. Estes registros estão sendo expostos no Memorial Virtual da Justiça Eleitoral e no Centro de Memória, localizado no Edifício Desembargador Geraldo Bomfim de Freitas, onde se encontra a Sede do TRE-GO.

De 1881 até hoje, foram elaborados nove modelos de Título de Eleitor, sendo o atual lançado em 1986. O documento de Francisca Santiago Henrique traz nele a quinta versão do registro, confeccionado a partir de 1932 junto com a instituição do primeiro Código Eleitoral Brasileiro, responsável por permitir que as mulheres brasileiras tivessem direito ao voto.

Viviane Fraga, Chefe da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória do Tribunal, expressou gratidão pela concessão desse objeto familiar de muito valor. “Agradeço a doação do Título de Eleitor da Dona Francisca, de 1934, e a partir desta data, ele fará parte do acervo histórico do TRE-GO”.

De acordo com Sabrina Garcez, “a entrega tem a intenção de reforçar a importância da participação das mulheres na política”. Ainda de acordo com a Vereadora, a ação também permite “lembrar a luta daquelas que vieram antes de nós para que hoje tenhamos o direito ao voto.”

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *