Select Page

Saúde investiga outros dois casos suspeitos da Ômicron em Goiás

Saúde investiga outros dois casos suspeitos da Ômicron em Goiás


Duas infecções com a cepa já foram confirmadas

Além dos dois casos da variante Ômicron confirmados em Aparecida de Goiânia, há outros dois possíveis casos da nova cepa da covid-19 em Goiás. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), os casos sob investigação são analisados em Valparaíso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal.

Em nota, a SES-GO explica que os pacientes, que estão em análise, chegaram de viagem recente à África e também apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação. Eles estão sendo acompanhados pelo município. O material para realização do sequenciamento genético, que identifica a cepa, foi coletado e o resultado está previsto para ser liberado na próxima terça-feira (14/12).

A pasta ainda reforçou que os cuidados com a Ômicron são os mesmos adotados para todas as demais variantes do novo conavírus. “A população deve seguir as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus, como uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70%. Além disso, a vacinação é fundamental para diminuir internações e casos graves da covid-19, sendo importante que as pessoas se vacinem com a segunda dose e o reforço”, pontuou.

Casos confirmados
Aparecida de Goiânia confirmou na manhã deste domingo (12/12) os dois primeiros casos da variante Ômicron do coronavírus. O prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) usou as redes sociais para informar à população que um casal que teve contato com missionários que vieram de Luanda, em Angola, estão com a doença covid-19 causada pela Ômicron.

“Um casal de missionários vindo de Luanda, Angola, na África, desembarcou em Guarulhos (SP) no dia 3 de dezembro. Eles fizeram o teste RT-PCR, que apresentou resultado negativo. Esse casal de missionários esteve em algumas cidades no Brasil, inclusive em Aparecida de Goiânia. Ficaram do dia 3 ao dia 5 de dezembro”, detalhou Mendanha.

De acordo com o prefeito de Aparecida, depois que o casal foi embora do Brasil, duas pessoas que tiveram contato com os missionários apresentaram resultado positivo no teste para covid-19 entre quarta (8/12) e quinta-feira (9/12). “Embora o casal [de missionários] tivesse tido resultado negativo, como tiveram contato, nós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, resolvemos fazer o contingenciamento genético dessas duas pessoas que foram positivadas.”

O sequenciamento genético identificou que a variante do coronavírus no organismo das duas pessoas em Aparecida de Goiânia é mesmo a Ômicron. Neste final de semana, São Paulo confirmou o quarto caso de Ômicron, o primeiro sem histórico de viagem para fora do País.

“São duas mulheres, uma de idade de 46 e outra de 20 anos”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha. Ele disse que os sintomas manifestados nas duas pessoas, até o momento, são leves e lembrou do alto poder de contaminação da variante. “Vocês não precisam entrar em pânico, até porque essa variante é bem mais leve”, declarou Mendanha.

Confira nota da Secretaria de Estado da Saúde na íntegra

Foram confirmados dois casos da variante Ômicron, em Goiás, neste domingo (12/12), após realização de sequenciamento genético. As mulheres são residentes de Aparecida de Goiânia e tiveram contato com viajantes oriundos de Angola, na África. Elas apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação, e são monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município.

  • Há ainda dois casos sob investigação, em Valparaiso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal. Os pacientes chegaram de viagem recente à África e também apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação, e são acompanhados pelo município. O material para realização do sequenciamento genético, que identifica a cepa, foi coletado e o resultado está previsto para ser liberado na próxima terça-feira (14/12).
  • A SES-GO reforça que os cuidados com a Ômicron são os mesmos adotados para todas as demais variantes do coronavírus. A população deve seguir as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus, como uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70%. Além disso, a vacinação é fundamental para diminuir internações e casos graves da Covid-19, sendo importante que as pessoas se vacinem com a segunda dose e o reforço.
  • O Estado reforça às Secretarias Municipais de Saúde que notifiquem casos suspeitos da variante Ômicron, com envio de amostras de exames ao Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) para que sejam encaminhadas para sequenciamento genético e monitoramento de novos casos em Goiás.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *