Prefeitura de Senador Canedo realiza parceria com a UFG para levar serviços de saúde às famílias de imigrantes
A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, ajudou a levar serviços odontológicos para as famílias venezuelanas que residem no município.
A prefeitura municipal de Senador Canedo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com o intuito de levar atendimento odontológico e jurídico para moradores nativos e imigrantes da cidade. O evento ocorreu no último sábado (26), na sede da igreja Assembleia de Deus – Min. Canedo.
Muitos imigrantes venezuelanos se preocupam com a situação do próprio país e acabam deixando sua terra natal em busca de uma vida melhor para si e seus filhos. Entretanto, quando chegam ao seu destino acabam esbarrando em burocracias e na falta de dinheiro para ter acesso à saúde e à educação.
Esse foi o caso de Elizabeth de l Carmen Diaz, imigrante e moradora do bairro Jardim Canedo 2. Elizabeth relata que depois da sua chegada ela se deparou com muitas dificuldades. “ Quando eu cheguei aqui não tive orientação sobre atendimento à saúde, e muito menos sobre a documentação. Com eventos como esse, nós temos mais informações e conseguimos realizar nosso atendimento.”, afirma Elizabeth.
Ações de inclusão do público imigrante, como essa, fazem parte de diversos programas de extensão da UFG. Para este evento a parceria foi realizada com a Cátedra Sérgio Vieira de Melo, departamento coordenado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo.
Segundo a arquiteta e coordenadora da Cátedra, Suzete Bessa, as atividades do departamento têm como objetivo defender os direitos humanos e sociais de populações vulneráveis, neste caso, de imigrantes venezuelanos. Além disso, busca trazer mais dignidade para essas famílias, oferecendo os serviços básicos para vida.
Responsabilidade social
Para a Secretaria de Saúde a participação em eventos como esse ajuda a mostrar para toda a população canedense que a saúde é para todos, independente da sua naturalidade. “Nós recebemos esse convite e prontamente nos disponibilizamos para vir aqui prestar esse atendimento, a secretaria trabalha para levar saúde a todos e quando isso está aliado a informação, conseguimos combater diversas desigualdades”, relata Isabella Valadão, diretora geral de saúde bucal.
Durante a ação foram atendidas mais de 100 pessoas, entre imigrantes e nativos, com aulas sobre os cuidados com a saúde bucal, procedimentos iniciais de reparos, encaminhamento para unidades básicas de saúde, orientação sobre a regularização da documentação e, além disso, as famílias em situação de risco puderam fazer a inscrição no Sistema Único de Saúde e no CadÚnico.
Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho