Justiça Eleitoral faz lacração de urnas eletrônicas e assinatura digital
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir desta segunda-feira, 29, a Cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, no Espaço Multiuso, no subsolo do edifício-sede da Corte, das 10h às 18h. O processo é para a realização das eleições gerais deste ano. O ato é previsto na resolução judicial, nº 23.673/2021, e terá presenças de autoridades.
Programado para encerrar em 2 de setembro, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por diversas autoridades presentes. Na sequência, haverá a lacração digitalmente e fisicamente, quando serão armazenados na sala-cofre do TSE.
Durante a próxima semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI) fará a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação. Isso é feito para verificar a perfeita integridade e funcionamento do sistema.
Este evento é uma das etapas finais do ciclo que a Justiça Eleitora realiza para averiguar os programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turno das eleições, respectivamente, agendas para 2 e 30 de outubro.