Prefeitura de Senador Canedo promove palestra sobre conscientização no trânsito para servidores
Iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania SEMASC, com a finalidade de conscientizar os servidores sobre ações que podem causar acidentes no dia a dia.
Aconteceu na última sexta-feira (26), a primeira palestra exclusiva para todos os motoristas da SEMASC. A campanha recebeu o nome Condutor Legal, porque trânsito também é uma questão social. O evento reuniu mais de trinta servidores, envolvendo motoristas, gerentes, coordenadores e diretores da SEMASC que participaram da palestra ministrada pela a Escola Municipal de Trânsito, ligada a SMT da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Foram duas horas de encontro, onde temas como causas de acidentes, uso de celular na direção e formas de cuidados que os motoristas devem adotar para um trânsito mais seguro foram discutidos.
O gerente da Escola de Trânsito, Pedro Santos, explicou que são parcerias como essa que geram público para as ações educativas. “A gente consegue a partir desse público explicar mais sobre estatísticas, números de acidentes e números de autuações,” disse.
Ainda segundo Pedro, os 4 principais fatores de risco são; excesso de velocidade, uso de celular, falta do uso do cinto de segurança e a combinação álcool e direção. Além disso, outro tema abordado foi estacionamento em vagas especiais, uma vez que a SEMASC tem esse público.
Adotar os cuidados abordados garante mais segurança não somente aos servidores da secretaria, mas também a toda a população. “Pensamos em levar mais conhecimento e conscientizar os motoristas da SEMASC. A gente trabalha com um público mais vulnerável e muitos com deficiência, daí a importância de falar sobre esses temas em especial sobre vagas especiais,” afirmou Thais Helene, diretora de proteção básica.
“Foi um momento de muito aprendizado e transferência de vivências, nossos servidores são instruídos e capacitados e essa palestra só vem agregar ainda mais conhecimento,” pontou Ricardo Camargo, diretor de transporte da SEMASC.
Ao final, o ministrante abriu espaço para os servidores fazerem perguntas sobre a legislação de trânsito e as infrações que mais acontecem na cidade de Senador Canedo. A escola de trânsito é aberta a comunidade, empresas, órgãos públicos e demais setores podem entrar em contato para solicitar palestras entre outros.
Texto por Clarah Menezes
Fotos por Vitória Carvalho