Homenagens e muita emoção, marcaram a noite de formatura da 1º Turma do Programa Guarda Mirim
Ao todo, 50 alunos receberam a certificação pela dedicação à primeira edição do programa em nosso município.
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), através da Guarda Civil Municipal (GCM), e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou nesta sexta-feira(18), solenidade de formatura da primeira edição do Programa Guarda Mirim do município que aconteceu no Comando da GCM, e contou com a participação dos familiares e autoridades.
Foram entregues certificados para 50 alunos que iniciaram o curso em março de 2022 pela dedicação e empenho nas diversas atividades que participaram no decorrer deste ano.
“Me sinto hoje o prefeito mais realizado do estado. Formar 50 crianças e adolescentes através de um programa que tornaram eles alunos melhores, filhos melhores para a nossa cidade é muito gratificante”, disse o prefeito Fernando Pellozo, que anunciou ainda que o programa continuará nos próximos anos com ampliação.
Maciel, um dos formandos da 1º turma, recebeu o certificado das mãos das autoridades. Para o pai Gabriel Soares, o sentimento é de agradecimento desta gestão em proporcionar essa formação ao seu filho.
A formatura também contou com a presença da deputada federal eleita, Adriana Accorsi, que destacou o cuidado da gestão Pellozo em dar apoio na execução do projeto da Guarda Mirim Municipal.
“Mais que civismo e disciplina, os guardas mirins aprendem bons valores, estamos construindo hoje cidadãos mais conscientes que queremos para a sociedade que nós esperamos para o futuro”, lembrou a secretária da Semasc e madrinha do programa, Simone Assis.
DISCIPLINA E APRENDIZADO
A Guarda Mirim foi criada em 2022 com o objetivo de formar os alunos com instruções de cidadania e ética, meio ambiente, legislação, contribuindo para a formação educacional e social.
Durante as aulas, os alunos aprendem sobre saúde bucal, primeiros socorros, fazem passeios em parques, apiários, além de aulas com instrumentos musicais, o que deixou a turma empolgada, durante o ano letivo.
O secretário de segurança pública e mobilidade urbana, Fábio Ramos lembrou o quanto o projeto foi pensado e discutido. “Nós sempre quisemos executar esse projeto. Ser um apoio na educação das nossas crianças. E hoje estamos vendo isso acontecer. É indescritível”, destacou.
Texto por Rafael Rocha
Fotos por Vitória Carvalho