Selecione a página

Adriana Accorsi diz que PEC que pretende criar Polícia Municipal irá fortalecer segurança no Brasil

Adriana Accorsi diz que PEC que pretende criar Polícia Municipal irá fortalecer segurança no Brasil

Proposta busca ampliar a atuação e reconhecer a Guarda Civil Municipal (GCM) como uma força de segurança pública
A deputada federal Adriana Accorsi (PT), relatora da PEC que busca regulamentar a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), para que passe a ser Polícia Municipal, afirmou que além de garantir a previdência para os guardas, assim como os demais trabalhadores da segurança pública, a PEC busca reforçar o combate à criminalidade em todo o país.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, ela explica que a ideia é que a GCM, atuando como Polícia Municipal, trabalhe em parceria com a Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM), como o observado em algumas cidades de Goiás, a exemplo Goiânia.
“Existem lacunas na lei que geram uma insegurança jurídica. Têm juízes que determinam a soltura de criminosos presos pela guarda e têm delegados que não aceitam. Essa PEC traz essa segurança jurídica, reconhece os guardas como forças de segurança e as inscreve na Constituição Federal”, explicou Adriana, que é pré-candidata a prefeita de Goiânia.
A deputada reforça que a efetivação da guarda como polícia caminha a passos largos, visto que os servidores municipais já realizam trabalhos característicos aos previstos na PEC em algumas regiões do país, inclusive, com o uso de armas de fogo. Porém, mesmo com o avanço, há municípios que se negam a usufruir das atividades previstas em lei.
“Há cidades que possuem prefeitos que não fazem esse trabalho com os guardas. É uma PEC importante, que vai ser muito bom para o Brasil. Precisamos, principalmente neste período das eleições municipais, discutir como o município pode contribuir para a segurança” reforçou.
Câmara
Adriana presidiu na tarde desta quarta-feira, 26, o debate da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, sobre a criação da Polícia Municipal. Quase 500 guardas civis de todo o Brasil marcaram presença, em Brasília.
A PEC, cujo os autores são os deputados federais Jones Moura (PSD), Coronel Meira ( PL), Luciano Azevedo (PSD), pretende alterar os artigos 40 e 144 da Constituição Federal para dispor sobre as polícias municipais. O projeto aguarda o despacho da presidência da Câmara dos Deputados para seguir os trâmites necessários para ir a votação.
“Aceitei ser relatora dessa proposta porque sou policial civil há 25 anos, acredito na parceria das forças de segurança e tenho aval do presidente Lula, que vai apoiar essa PEC”, concluiu.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *