Brasil confirma primeira morte por varíola dos macacos no país
O Ministério da Saúde (MS) confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil nesta sexta-feira, 28, em Belo Horizonte (MG). O paciente era um homem de 41 anos com comorbidades, natural de Uberlândia, mas internado no Hospital Eduardo de Menezes, localizado na capital mineira.
Segundo o ministério, o homem já havia sido diagnosticado com um linfoma, o que agravou o quadro. Ele chegou a ser transferido para a UTI do hospital, mas não resistiu e veio a óbivo por choque séptico, agravado pela varíola.
Até o momento, apenas cinco pessoas morreram por conta da monkeypox no planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Antes da morte ocorrida em Minas Gerais, todas as anteriores haviam sido registradas no continente africano.
A monkeypox foi considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (PHEIC, na sigla em inglês) pela OMS e contabiliza 21.067 casos no mundo. O Brasil já confirmou 978 casos da doença em 15 estados e no Distrito Federal, incluindo 13 ocorrências em Goiás.