Entidade ver como avanço lei sancionada por Rogério Cruz criando Casa do Autista
Estruturada com multiprofissionais, a Casa do Autista é considerada avançada para a área de atendimento público. A lei que cria a instituição foi sancionada nessa terça-feira, 20, pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Além de atender os diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os familiares também poderão contar com a rede de apoio profissional. De acordo com o projeto, farão parte do quadro: nutricionistas, neuropediatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicopedagogos.
“Projeto garantirá avanço significativo na inclusão de pessoas neurodiversas”, ressalta Cruz, acrescentando que o projeto garantirá a Goiânia um avanço significativo na inclusão dessas pessoas. Nos últimos anos a Capital tem se tornado referência no tratamento do espectro autista. No entanto, o atendimento é realizado mais pela iniciativa privada.
Diretor do Núcleo de Apoio e Inclusão do Autista (Naia) e membro da Comissão Municipal da Pessoa com Deficiência de Goiânia, Marcelo Oliveira, afirmou ao Jornal Opção que estará se reunindo com o prefeito na próxima sexta-feira, 22, para entender melhor o projeto. Oliveira questiona, por exemplo, sobre a capacidade de atendimento da instituição, uma vez que, segundo ele, a demanda por tratamento em Goiânia é grande. Todavia, ele comemora a iniciativa. “Os profissionais que estão descritos no projeto são de primeira importância para o tratamento do autista”, frisa.
A proposta partiu da Câmara Municipal de Goiânia, sob a autoria do vereador Santana Gomes. O texto foi aprovado pelos parlamentares no mês passado. De acordo com o decreto do Paço, as despesas com a execução serão custeadas por dotações orçamentárias próprias que, caso necessário, poderão ser suplementadas.