Goiás tem dois primeiros casos confirmados da varíola dos macacos
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou por meio de comunicado à imprensa que o estado tem dois pacientes infectados com a varíola dos macacos (monkeypox). Na nota, o órgão explica que os pacientes estão isolados em suas casas e sendo monitorados pela Vigilância em Saúde. A Secretaria ressalta ainda que a doença não é transmitida por macacos, mas de pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de infectados. A infecção viral tem este nome apenas porque foi identificada pela primeira vez em macacos.
Leia a nota da SES-GO:
Nota à imprensa sobre casos de Monkeypox (varíola dos macacos)
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informa que na data de hoje, 09 de julho, foram confirmados dois casos de monkeypox que estavam em investigação.
Os dois casos confirmados são homens, de 33 e 34 anos. Ambos estão em isolamento domiciliar, com boa evolução do quadro e sendo monitorados diariamente pela Vigilância em Saúde (SVS) do município de Aparecida de Goiânia.
Os pacientes já receberam atendimento médico e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.
Importante ressaltar que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás