Governo de Goiás recebe delegação chinesa para agenda
de 3 dias
Programação abrangente contempla uma série de reuniões em Goiânia, além de um dia de campo planejado para ocorrer em Inhumas
O Governo de Goiás, em colaboração com entidades do setor produtivo e empresas locais, recebe representantes da Embaixada da China para um encontro de três dias agendado para esta semana. A programação contempla uma série de reuniões em Goiânia, além de um dia de campo planejado para ocorrer em Inhumas.
O governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, vão participar dos eventos ao lado do embaixador Zhu Qingqiao, pela primeira vez no Estado.
“É um momento histórico. A China é a principal parceira comercial não só de Goiás, mas do Brasil. Nosso vice-governador, Daniel Vilela, liderou uma delegação em visita ao país em junho e agora é a nossa vez de receber estes parceiros tão importantes”, afirmou o secretário Pedro Leonardo, que manifestou a intenção de mostrar “a qualidade da produção goiana, no agro e em outros setores, e intensificar ainda mais” as relações comerciais e culturais com a China.
A programação terá início na terça-feira, 15, às 13h, quando a delegação chinesa será recebida na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Juntamente com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), estarão presentes também representantes da Emater, Agrodefesa, Sebrae e Senar Goiás, além de Fecomércio, Fieg, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa.
Às 16h, a Fieg promoverá o Seminário de Oportunidades China-Goiás, que acontecerá na Casa da Indústria.
Na quarta-feira, 16, começará com um café da manhã no Palácio das Esmeraldas às 8h30. Caiado receberá o embaixador Zhu Qingqiao e sua equipe, em um encontro que também contará com a presença de Daniel Vilela e Bruno Peixoto. Às 9h45, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, ocorrerá uma reunião conjunta entre a delegação chinesa, o governador e todos os secretários estaduais. No mesmo local, a partir das 14h, a direção da Comigo apresentará a missão e a produção da cooperativa.
Na quinta-feira, 17, a comitiva seguirá para Inhumas. Às 8h30, a visita será ao frigorífico de bovinos Beauvallet Goiás Alimentos, onde serão explorados todos os aspectos da linha de produção, desde o abate até a industrialização, além de conhecer a história da empresa. Já às 15h, de volta a Goiânia, está previsto um encontro com empresários e representantes de entidades do comércio, serviços e turismo. Este evento terá lugar na sede da Fecomércio.
No ano de 2022, a China desempenhou um papel significativo no faturamento de Goiás proveniente das exportações de produtos do setor agrícola, representando 53% do total, o que equivale a uma quantia de US$ 6,2 bilhões. Os principais itens que tiveram grande demanda incluíram o complexo de soja, carnes, fibras e produtos têxteis, cereais, farinhas e preparações, além de couros e produtos relacionados à indústria de couro e peleteria.
No decorrer dos primeiros seis meses do ano de 2023, as exportações de produtos agropecuários originários de Goiás para a China já alcançaram um valor de US$ 3,7 bilhões.