Select Page

Pacheco quer votar projeto que estabiliza preço dos combustíveis

Pacheco quer votar projeto que estabiliza preço dos combustíveis

Após crítica de senadores, presidente da Casa quer levar propostas ao Plenário. Kajuru culpa Bolsonaro

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou, na última segunda-feira (17), que quer colocar o projeto que cria estabilidade e previsibilidade para o preço dos combustíveis em votação. A intenção é discutir o assunto assim se forem retomados os trabalhos na Casa, em 2 de fevereiro.
A afirmação de Pacheco veio depois que senadores levantaram críticas sobre o reajuste feito pela Petrobrás na última semana. Um dos representantes de Goiás no Senado, Jorge Kajuru (Podemos) atribui a responsabilidade pela alta dos combustíveis ao presidente. “O presidente Bolsonaro é o culpado principal”, expôs o parlamentar sem mais justificativas.
O presidente tem se manifestado no sentido de atribuir a responsabilidade aos governadores de estados. O autor do projeto a ser colocado em votação (PL 3.450/2021), o senador Jader Barbalho (MDB-PA), comentou a estratégia. “O governo federal tem jogado a culpa dos aumentos dos combustíveis no ICMS, que é recolhido pelos estados, o que não é verdade, pois o percentual do ICMS permanece inalterado há anos”, explicou o parlamentar.
Segundo Jader Barbalho, se nada for feito, a população brasileira vai sofrer com os futuros aumentos que estão por vir. “Devido à instabilidade política e econômica que o país vem vivendo, que elevam ainda mais a cotação da moeda americana no Brasil”, ponutou o senador.
Outro projeto que versa sobre o valor dos combustíveis é o de autoria do senador Rogério Carvalho (PT). O PL 1.472/2021 apresenta possíveis fontes de recursos que ajudariam a barrar os recorrentes reajustes nos postos de combustíveis. Além disso, estabelece alíquotas mínimas e máximas para o proposto imposto de exportação sobre o petróleo bruto, como forma de subsidiar a estabilização dos valores dos combustíveis.
Omar Aziz (PSD) também levantou crítica ao reajuste. “Questionei da Petrobras o valor real de investimentos feitos em 2021 e continuo sem saber a resposta. Os lucros da empresa só crescem, e é o brasileiro que tem custeado isso”, criticou o senador.
Reajuste
Após sucessivos reajustes em 2021, o preço dos combustíveis nos postos cresceram em torno de 44%. Na última semana, a Petrobras anunciou, novamente, aumentos para a gasolina, o que elevou o preço do produto em 4,85%. O diesel aumentou em 8,08%.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *