Plenário aprova obrigatoriedade de prestar socorro aos animais atropelados em Goiânia
Projeto é de autoria da vereadora Sabrina Garcez, que teve outras duas propostas aprovadas em segunda votação nesta quarta-feira (12/6): introdução da Musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência e transtornos mentais e projeto de lei que institui o Campeonato Goiano de Esportes Eletrônicos no Calendário Oficial de Eventos do Município
O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou em segunda votação nesta quarta-feira (12/6) projeto de lei de Sabrina Garcez que cria a obrigatoriedade de prestar socorro aos animais atropelados em Goiânia. Outras duas propostas da parlamentar também foram aprovadas e vão à sanção do prefeito Rogério Cruz: a introdução da Musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência e transtornos mentais e o projeto de lei que institui o Campeonato Goiano de Esportes Eletrônicos no Calendário Oficial de Eventos do Município.
De acordo com Sabrina Garcez, o projeto de lei tem por objetivo resguardar a proteção animal no Município, ao coibir a omissão de socorro aos animais atropelados. Atualmente, não existe legislação específica que cobre providências ao autor de atropelamento de animais.
A vereadora esclarece que a lei 9.843, de 9 de junho de 2016, estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais. Com a presente propositura pretende-se instituir a obrigatoriedade do motorista ou o passageiro de veículo automotor, ciclomotor, motocicleta, ou bicicleta, prestar os devidos socorros ao animal atropelado, sob pena de multa.
Musicoterapia
Outra proposta de Sabrina Garcez aprovada no plenário introduz a Musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência, transtornos mentais, doenças crônicas, síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, neonatos, entre outros em Goiânia.
Conforme a vereadora, estudos comprovam que a Musicoterapia promove diversos benefícios ao tratamento dessas pessoas tais como facilitação da comunicação verbal e não verbal, o contato visual e tátil; diminuição dos movimentos estereotipados; facilitação da criatividade; contribuição para organização do pensamento; diminuição da hiperatividade.
E-esportes
O projeto de lei de Sabrina Garsez que institui o Campeonato Goiano de Esportes Eletrônicos no Calendário Oficial de Event de Goiânia visa
dar visibilidade aos esportes eletrônicos, fortalecer o cenário de E-Sports em Goiânia e facilitar o acesso de pessoas que ainda não possuem as estruturas necessárias para ingressar nesse meio. a ser realizado anualmente na primeira quinzena do mês de março
Essa é uma modalidade esportiva crescente no mundo inteiro e não é diferente em Goiás e Goiânia.