Select Page

Postos de combustível são alvos de operação sob suspeita de cartel

Postos de combustível são alvos de operação sob suspeita de cartel

Trinta postos de combustíveis do Distrito Federal foram alvos, na manhã desta quarta-feira (10/8), de uma operação para a fiscalização da qualidade dos combustíveis e da validade dos produtos. Além disso, os órgãos buscam averiguar possíveis infrações administrativas e criminais, como, por exemplo, a formação de cartel.

Na ação, também serão verificados o cumprimento das normas trabalhistas, ambientais, tributárias e de segurança, além da aferição das bombas de abastecimento e a transparência na divulgação dos preços ao consumidor.

O Secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Rodrigo Rocca, destaca que tudo começoucomuma suspeita de carterização dos postos no DF e em outros pontos do país. “Nós precisamos apurar a identidade de preços em quase todos os postos do DF”, ressalta Roca, pontuando que também é verificado o repasse da redução dos impostos.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a segunda edição da Operação Petróleo Real, iniciada nesta quarta, vai até sexta-feira (12/8) e deve fiscalizar o total de 90 postos da capital federal e do Entorno.

Após os três dias de operação, as informações serão encaminhadas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Polícia Federal para a apuração de possíveis crimes.

O MJSP, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), conta com o apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF), Secretaria de Economia do Distrito Federal (auditores fiscais do DF),Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON); Secretaria de Relações do Trabalho, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Instituto Brasília Ambiental(IBRAM), além do Cade e da Polícia Federal.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *