Rogério Cruz: “2021 foi de planejamento e 2022 é ano de executar projetos”
Goiânia – “2021 foi um ano de muito planejamento, e 2022 será um ano de execução de projetos”. Foi o que afirmou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), na sua ida à Câmara Municipal para prestar contas do terceiro quadrimestre de 2021. De acordo com o gestor municipal, o ano passado foi “marcado por desafios” com a segunda onda de contaminações da covid-19. Na prestação, Cruz destacou “equilíbrio das contas públicas e responsabilidade fiscal” da atual gestão com os resultados de 2021. “[Os resultados] demonstram o nosso compromisso com o povo goianiense em todas as suas necessidades”, disse. O valor total da receita realizada entre os exercícios de 2020 e 2021 apresenta crescimento nominal de 6,32%, que representa montante de R$ 387.665.743,35 a mais.
Em coletiva de imprensa após a prestação de contas, o prefeito afirmou que as principais metas da prefeitura agora estão em torno de respeitar o plano de governo. “Com a verba em caixa, precisamos sempre buscar os projetos do plano de governo para executá-los. É isso que estamos fazendo”, assegurou Cruz. Ele citou o “Renda Família e outras ações” com verbas que têm sido movimentadas recentemente e constavam no plano.
Segundo a prefeitura, os investimentos em Educação também superaram o mínimo constitucional: 25,49% da receita foi aplicada na abertura de mais de 3 mil vagas na rede municipal, inauguração de Cmeis, criação de novas escolas em tempo integral, e repasse de R$ 33 milhões para reformar todas as unidades escolares.
Rogério Cruz ainda foi questionado pelos vereadores Mauro Rubem (PT) e Aava Santiago sobre processos de licitação da Educação e o reajuste dos professores da rede municipal. “Dialogamos muito para assegurar aos professores e demais trabalhadores da Educação uma correção salarial digna e que fique dentro dos limites de responsabilidade fiscal”, garantiu o prefeito. Nas considerações finais, Rogério Cruz agradeceu aos parlamentares e disse que “se sente bem” por estar na Câmara. “Minha casa”, afirmou. Segundo o prefeito, o trabalho da prefeitura é “servir ao cidadão”, serviço que tem sido feito, conforme pontuou, “muito bem” em parceria com os vereadores.