Secretaria de Agricultura desenvolve projeto de horta terapêutica para instituições
Ação é uma das vertentes do projeto Horta Terapêutica, desenvolvido pela secretaria.
A Prefeitura Municipal de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAB, doou cerca de 400 mudas de hortaliças para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vila Santa Rosa, que colocou em prática o projeto de horta terapêutica.
O projeto beneficia os pacientes atendidos pela unidade, que participaram de um curso de treinamento de manuseio e cuidado com a horta. O curso ministrado pelo Senar-GO em parceria com o Sindicato Rural, teve duração de 24 horas divididas em 3 dias de aula teórica e prática, os participantes aprenderam sobre plantio, tempo de colheita, e misturas que ajudam a afastar formigas e insetos.
“O projeto foi construído pela equipe do Caps AD e aprovado pela Secretaria de Saúde, e aí após ser aprovado pela secretaria, a gente buscou a parceria com a secretaria de agricultura” disse Luana Mayara, diretora do Caps.
A primeira turma teve 16 participantes e 3 servidores, que ajudaram na manutenção da horta e acompanharam os pacientes. ”Quem participou do curso, vai manter a horta em conjunto com a assistente social, e nós vamos acompanhá-los, e os que forem entrando, vamos colocar um critério que eles vão ter que fazer o curso na próxima oportunidade, claro, se a gente conseguir novamente a parceria” concluiu Luana
A iniciativa surgiu do próprio secretário de agricultura, Magno Silvestre, que a princípio pensou em levar a horta para as escolas do município. A demanda cresceu e a secretaria tem investido para atender as solicitações. Representantes de instituições públicas que queiram aderir ao projeto podem entrar em contato com a SEMAB para solicitar a entrega de mudas.
A secretaria fornece toda a estrutura, a formação dos canteiros, os insumos, inclusive, as mudas e o Senar em contrapartida ministra o curso de qualificação profissional aos alunos e até mesmo para servidores que participam da qualificação. “Nosso programa da horta nas escolas é também estendido à comunidade e às instituições, e hoje, aqui, dando essa oportunidade de estar levando também junto ao Caps, estamos realizando um curso em parceria com o Senar para poder ensinar a esses internos a cultivar e estar plantando na horta que está sendo implantada”.