Senador Canedo dá início ao Programa Guarda Civil Mirim com aula inaugural
A primeira edição do Programa selecionou 42 crianças e adolescentes que estudam na rede de ensino do município e que estão devidamente cadastrados no programa do governo federal (CadÚnico).
As aulas do programa começaram na última segunda-feira (07), e serão ministradas na Unidade Operacional no âmbito do Comando da Guarda Civil de Senador Canedo até o final do ano, coincidindo com a finalização do ano letivo escolar.
O programa que foi idealizado em integração entre as Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveram a primeira edição do programa em Senador Canedo.
Neste primeiro momento, foram selecionados, mediante edital e processo seletivo, 42 alunos, de 08 a 14 anos. A seleção teve como um dos requisitos o aluno estar devidamente matriculado na rede municipal de ensino, além disso estar cadastrado no programa do governo federal Cadastro Único (CadÚnico).
Segundo o Prefeito Fernando Pellozo, será um marco para Senador Canedo esse programa, que será realizado anualmente. ”É um grande salto no que diz respeito a valorização das nossas crianças e adolescentes. Elas terão treinamento, técnicas, melhorias no convívio social e outras habilidades que virão a ter no decorrer da formação.“ ressalta.
O prefeito ainda evidencia a importância do desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes para o amanhã, pois uma cidade só se desenvolve com educação, para ele, ”a educação nesse governo é prioridade, uma cidade só se constrói por meio de uma educação de qualidade”.
Assim como o prefeito, a secretária da Semasc, Simone Assis, ressaltou que este programa desenvolverá na criança e no adolescente maiores habilidades sociais, promoverá uma maior habilidade com regras, com normas e valores, terá uma consciência do seu papel como cidadão. ”Em conformidade com a corporação da GCM, corporação essa que é referência no estado de Goiás, é esse efetivo sério que estará agora com nossas crianças e adolescentes promovendo todos esses valores tão fundamentais para o seu crescimento e seu desenvolvimento.”
Um dos principais objetivos do programa, de acordo com a Comandante da Guarda Civil Municipal, Marta Damázio é formar os alunos com instruções de cidadania e ética. ”Além de instruções de meio ambiente, de legislação, vai contribuir para a formação educacional e social.” pontua.
Benefício para a comunidade
Uma das mães de um dos alunos selecionados para o programa, Laiane Borges, mãe do Miguel Borges, está bastante feliz com a realização do programa. Para ela esse projeto trará bons resultados para o município. ”Um dos benefícios que esse programa vai ter é a empatia que elas desenvolverão entre eles. Para mim é a realização de um sonho de nós que somos pais.”, finalizou.
O programa pretende, além de toda essa formação, proteger as nossas crianças e adolescente que se encontram sobretudo em situação de vulnerabilidade social.
Texto por Rafael Rocha
Fotos por Vitória Carvalho