Senador Canedo lança programa para atender mulheres vítimas de violência doméstica
O projeto Cidadania Veste Bem tem como objetivo proporcionar dignidade doando roupas para mulheres e seus dependentes, vítimas de violência doméstica no município.
A cidade de Senador Canedo lançou o programa “Cidadania Veste Bem”. O projeto atende mulheres vítimas de violência doméstica. A ideia surgiu após a grande procura por doações de roupas nas redes sociais e na própria Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A partir da demanda, a diretoria de políticas afirmativas e direitos da cidadania começou os estudos para a criação de uma loja na própria diretoria.
Inicialmente, as mulheres devem solicitar as roupas via mensagem de whatsapp, no telefone (62) 99288- 1077. De acordo com Valdirene de Sá, Gerente da Mulher,
“a Semasc criou uma loja com prateleiras, roupas embaladas e separadas para entregar às beneficiárias. A equipe da pasta também estará no local para receber doações.”
“Gostamos da ideia de ter um espaço para doação mas com um formato mais digno. Daí surgiu a ideia da loja solidária e temos a intenção de crescer o projeto para doação de absorventes também. Estamos desenvolvendo o projeto de dignidade menstrual e assim que estiver pronto, iremos incluir nos nossos projetos permanentes”, concluiu Valdirene.
A expectativa é de que o projeto possa ser expandido com parcerias e doações. Quem puder contribuir tanto com roupas novas como usadas, basta procurar a própria secretaria ou a Diretoria de Políticas Afirmativas. “Não é uma loja porta aberta, no entanto, quem precisar do atendimento pode solicitar o apoio aqui mesmo na Diretoria”, disse Alessia Christina, diretora da Semasc.
“Esse trabalho será importante para nossas mulheres e meninas. O espaço ficou lindo, aconchegante, parece uma loja mesmo, mas com o objetivo de ajudar. A equipe é super competente e sempre tem boas ideias”, pontuou a secretária e primeira dama, Simone Assis. A intenção é aprimorar o serviço envolvendo outras ações que beneficiarão todas as mulheres.