Select Page

Suposta fraude de ‘candidatura laranja’ pode derrubar chapa inteira do PL para federal.

Suposta fraude de ‘candidatura laranja’ pode derrubar chapa inteira do PL para federal.

O Partido Liberal elegeu quatro deputados federais em Goiás, mas uma possível fraude na cota de gênero pode derrubar a chapa e mudar a composição da Câmara dos Deputados. Os requerentes acreditam que houve ‘candidatura laranja’ e pedem que não sejam contabilizados os votos do PL.

De acordo com a ação ajuizada pelo Patriota, Republicanos, Solidariedade e a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, ingressada nesta terça-feira, 29, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o intuito é declarar que não seja contabilizado os votos do PL em razão de fraude por cota de gênero.

A ação investiga se o PL cometeu fraude de gênero, o que poderá resultar na anulação e recontagem de votos e, por consequência, a alteração da relação dos eleitos para deputado federal pelo PL que são: Gustavo Gayer, Professor Alcides, Magda Mofatto e Daniel Agrobom.

A fraude acontece quando alguns partidos indicam mulheres como candidatas, mas elas, na verdade, não participam do pleito, não fazem campanha para elas e ainda apoiam outros candidatos. O intuito desses partidos é apenas validar a chapa, cumprindo a cota mínima de 30%.

O Jornal Opção entrou em contato com a defesa, mas alegaram que ainda não foram notificados da ação.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *