VEREADOR RAPHAEL DA SAÚDE SUGERE CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ÓRGAÕS
O vereador Raphael da Saúde esteve no dia 14 de setembro na Secretaria de Comunicação de Goiânia e despachou com o Secretário Marcos Teixeira Wanderley. Na oportunidade o vereador protocolou o ofício onde estar sugerindo à prefeitura o lançamento de uma campanha Publicitária em Parceria com a Câmara Municipal de Goiânia para incentivar e conscientizar as famílias goianienses sobre a importância da doação de órgãos.
O Vereador Raphael da Saúde lembrou que dia 27 de setembro é comemorado o “Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.” Ele lembrou ainda que no Brasil, a autorização para doação de órgãos é concedida pelos familiares. Dessa forma, para que a vontade em doar os órgãos após morte seja atendida. O vereador informou que é importante avisar a sua família sobre essa decisão e pedir que ela atenda ao seu desejo. A doação de órgãos pode ocorrer após morte encefálica ou em vida.
Neste último caso, é possível doar um dos rins, parte do fígado e um lobo (parte) dos pulmões para o cônjuge ou parente até o quarto grau e com a devida compatibilidade. Também é possível doar órgãos para alguém que não seja da família. Porém, nesse caso, além da devida compatibilidade, é necessária a autorização judicial, e comunicação ao Ministério público e ao comitê de ética do hospital. O vereador explicou também que o foco principal do Dia Nacional da Doação de Órgãos é conscientizar a população sobre a importância de ser um doador, e como isso pode ajudar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar suas vidas.
A doação de órgãos proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais. Devido ao número de partes do corpo que podem ser cedidas, cada doador pode salvar oito vidas ou mais. Enfatizou.