Select Page

Webinário promovido pela Prefeitura de Senador Canedo discute abolição da escravatura

Webinário promovido pela Prefeitura de Senador Canedo discute abolição da escravatura

A transmissão acontece no canal oficial do YouTube da prefeitura de Senador Canedo a partir das 14h.

A segunda edição do Webinário- 13 de maio Abolição da Escravatura? realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), acontece nesta quinta-feira (12). Foram convidados quatro palestrantes que discutirão questões sociais, dificuldades e desafios de pessoas pretas no cotidiano.

No encontro virtual a mediação será realizada pela Gerente de Promoção da Igualdade Racial, Vânia Bandeira, que conduzirá ao bate papo entre os convidados Jean Pierre, Gestor escolar, professor mestre em História Intercultural pela UFG, Robson Santos Moura, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, Alessandra Mahin, Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e museologia pela UFG, Dianari Inácio de Moraes Júnior, licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atua no Ensino Básico da rede municipal de ensino de Senador Canedo.

O evento que já vai para o segundo ano consecutivo é um passo positivo que contribui para novos rumos. “Sinto que estamos dando passos positivos, estamos no caminho certo. A oportunidade aqui nos possibilita desenvolver mais essa ação no intuito de desconstruir as velhas práticas de intolerância racial, que deixou resquícios tão negativos na nossa sociedade“, disse Vânia Bandeira.

Com objetivo de apresentar a história da abolição da escravatura pela ótica dos negros que foram “beneficiados” com a Lei Áurea, oficialmente Lei Nº.3.353 de 13 de maio de 1888. Ampliar a compreensão e impulsionar discussões técnicas, cientificas e humanas entre profissionais de diferentes áreas e especialidades, para provocar estímulos em gestores, funcionários públicos e movimentos sociais, para aprofundamento de estudos de políticas públicas que venham agregar consensos de igualdade racial.

“Quero lembrar que sou negra também. Portanto esse também é um lugar de fala meu; pessoal e profissional. Estar à frente dessa gerência e desse evento é desafiador e gratificante porque é a partir de ações como essa também que transformações e mudanças de concepção acontecem.”, complementou Vânia.

Para a Diretora de Políticas Afirmativas de Direitos da Cidadania, Alessia Christina, o evento é fundamental. “É de suma importância reunir especialistas para falar sobre um tema tão importante como esse, é fundamental que a população em geral se preocupe com essa pauta pouco discutida.”, destacou.

Serviço

TEMA: Abolição da escravatura – Após 200 anos de independência do Brasil, pergunta – se: independência para quem?”
PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Servidores públicos, profissionais da Educação pública e privada, estagiários de Serviço Social e psicologia, ONGs voltadas para debates étnicos raciais e população em geral interessados do município ou não.
DATA: 12 de maio entre 14:00 e 16:00hs.
Canal: YOUTUBE da Prefeitura de Senador Canedo

Texto por Clarah Menezes

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *