Selecione a página

12 anos depois, Lula volta à Presidência da República

12 anos depois, Lula volta à Presidência da República


Elder Dias
01 janeiro 2023 às 15h27
Petista assume para seu terceiro mandato, depois de enfrentar uma “romaria” de cumprimentos ao entrar no plenário da Câmara dos Deputado

Com uma caneta presenteada por um apoiador ainda na década de 80, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às 15h11 deste domingo, 1º, assinou o termo de posse para seu terceiro mandato e se tornou oficialmente o 39º mandatário do País.
Lula quebrou o protocolo para contar a história, se dirigindo ao ex-governador do Piauí e futuro ministro da Casa Civil, Wellington Dias. “Em 1989, eu estava em um comício no Piauí e, depois, um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar [o termo de] posse se eu ganhasse as eleições de 89. Eu não ganhei em 89, não ganhei em 94, não ganhei em 98. Ganhei em 2002 e, quando cheguei aqui, tinha esquecido minha caneta e assinei com a do senador Ramez Tebet. Agora eu encontrei a caneta e ela é uma homenagem, Wellington, ao povo do Piauí”, disse, sendo aplaudido pela plateia em seguida.
A cerimônia foi muito concorrida. O petista chegou ao Congresso com Geraldo Alckmin (PSB), seu vice, ao lado, bem como as respectivas mulheres, Janja da Silva e Lu Alckmin. Teve, no caminho, uma dificuldade positiva, que mostra que, se depender da festa antes da formalidade, terá muito apoio: até chegar à mesa diretora dos trabalhos da Câmara dos Deputados, ele teve de enfrentar uma “romaria” de cumprimentos.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *