Selecione a página

Gustavo Mendanha: revelação da política em Goiás

Sucessor de Maguito Vilela em Aparecida e reeleito com 98,81% dos votos, emedebista se torna um dos principais líderes políticos do Estado e é lembrado para 2022

Desde que foi reeleito prefeito de Aparecida de Goiânia – o segundo maior colégio eleitoral de Goiás – Gustavo Mendanha (MDB), de 38 anos, passou a ser considerado por diversas lideranças políticas e classistas como forte concorrente numa eventual candidatura a governador em 2022. E sua principal credencial para a disputa, segundo afirmam inclusive publicamente, é o alto índice de aprovação nas urnas. Com 98,81% dos votos, Gustavo Mendanha ganhou projeção nacional no ano passado ao protagonizar a maior vitória do Brasil numa candidatura à reeleição como prefeito.

Em função também de sua desenvoltura no combate à pandemia de Covid-19, o jovem emedebista tem atraído a atenção de prefeitos de várias regiões de Goiás e até de outros estados, como São Paulo e Santa Catarina. Os gestores têm procurado Gustavo Mendanha para conhecer o modelo de enfrentamento ao novo coronavírus adotado em Aparecida. Ao combinar altas taxas de testagem, forte ritmo de vacinação, ampliação de leitos exclusivos para Covid, escalonamento regional do comércio e da indústria e incentivos públicos para retomada econômica, a cidade conseguiu preservar suas taxas de crescimento e manter investimentos em infraestrutura.

Formado em educação física, Gustavo Mendanha tem experiência no trabalho tanto na iniciativa privada como no setor público. Foi vereador por Aparecida durante oito anos, presidente da Câmara Municipal por dois mandatos e secretário de Esportes e Lazer na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela. Está como prefeito de Aparecida desde 2017.

Sobre as ações realizadas na cidade para combater a pandemia, o prefeito aponta medidas que, segundo ele, são estratégicas e fundamentais. “Seguimos recomendações de órgãos como OMS [Organização Mundial da Saúde] e Ministério da Saúde. A testagem em massa da população ajuda a identificar e isolar as pessoas contaminadas pelo vírus. Já fizemos 354 mil testes RT-PCR. Para você ter uma ideia, isso é quase metade dos 724 mil testes RT-PCR contabilizados pelo Estado de Goiás”, diz Gustavo.

Aparecida também monitora os casos positivos da doença com auxílio da telemedicina. “Todo dia um médico ou enfermeira liga para a pessoa. Se ela apresentar algum sintoma, é indicado atendimento em uma unidade de saúde. Esse monitoramento nos permite acompanhar a evolução da doença em nossa cidade. Muitos também são monitorados com um oxímetro disponibilizado pelo município”, pontua o gestor.

O prefeito enumera outras ações de enfrentamento à pandemia, como capacitação de profissionais da saúde e a vacinação, que avança na cidade. “Nossa determinação é a seguinte: dose entregue é dose aplicada. Vamos continuar firmes até que toda nossa população que tem direito seja vacinada”, explica.

Ele exalta o modelo de isolamento social adotado na cidade. “Ao contrário de outros estados e cidades, Aparecida não fechou as atividades comerciais. Adotamos um modelo adaptado de Israel. Nós dividimos o município em dez macrozonas, e cada macrozona fechava uma ou duas vezes na semana, conforme o cenário epidemiológico. Assim, mantivemos a economia ativa e preservamos milhares de empregos.”

Gustavo Mendanha menciona também obras de infraestrutura realizadas na cidade nos últimos anos em gestões do MDB, inclusive nas administrações do seu antecessor, o ex-prefeito Maguito Vilela. “Estamos agora com 12 frentes de pavimentação e, a exemplo do Maguito, que construiu quatro grandes eixos estruturantes, nossa gestão está a todo vapor implementando cinco novos eixos viários. Eles vão interligar as regiões Leste e Oeste de Aparecida. Além disso, construímos mais de 100 praças, mudamos o visual da cidade com um moderno projeto paisagístico, e temos aí a meta de asfaltar todas as ruas habitadas, até o final do nosso mandato”, relaciona o prefeito.

De acordo com a Prefeitura de Aparecida, a cidade tem 80% de suas ruas já pavimentadas. Gustavo Mendanha esclarece que, para completar o asfaltamento no município, serão investidos cerca de U$ 120 milhões oriundos de um empréstimo junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia aprovou o projeto de Aparecida, que agora aguarda avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). “Com a liberação deste empréstimo, teremos quase 1 bilhão de reais em investimentos em infraestrutura nos próximos anos”, diz o prefeito de Aparecida.

Cidade Inteligente

Gustavo aponta o Programa Cidade Inteligente como um dos pilares para o sucesso de sua gestão. A iniciativa, segundo ele, possibilita melhorias em diversas áreas da administração. Entre elas, a desburocratização de processos, mais transparência nas ações públicas, conectividade e, sobretudo, segurança, usando um sistema de videomonitoramento 24h em cerca de dois mil pontos da cidade. “Já colhemos frutos desse projeto. Os índices de criminalidade apresentam reduções significativas. Embora seja responsabilidade do Estado, a Prefeitura abre espaço para que todas as forças de segurança atuem juntas num único local, onde são exibidas e processadas as imagens do monitoramento dos principais pontos do município em tempo real”, sublinha Gustavo. O investimento na iniciativa foi de cerca de R$ 65 milhões.

Gustavo Mendanha elenca o pai, o ex-deputado estadual Léo Mendanha, e o ex-governador e ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, como seus principais mentores e referenciais da vida política. Ele atribui aos dois o caráter que moldou sua personalidade como ente público e líder político. O prefeito enaltece o legado de Maguito, que, para ele, refletiu também em sua reeleição com 98% dos votos. “Recebi a prefeitura após dois ótimos mandatos do Maguito. Reuní uma equipe competente, em que a palavra de ordem sempre foi trabalho, e demos continuidade ao trabalho do Maguito. Deixamos de lado as disputas eleitorais e fomos ao trabalho com muita responsabilidade e criatividade”, enfatiza.

Planos para 2022

Gustavo agradece a lembrança como possível candidato nas eleições de 2022, mas ainda não se declara pré-candidato. “Fico muito feliz ao ser lembrado, tenho visto e ouvido muitos comentários sobre isso, mas nunca me coloquei como pré-candidato. Defendo e vou defender até o fim que meu partido, o MDB, tenha candidato próprio em uma campanha de oposição ao atual governador de Goiás, doutor Ronaldo Caiado”, explica.

Mesmo cogitado por muitos emedebistas e líderes de outras legendas, Gustavo Mendanha ainda precisa convencer parte do próprio partido que defende aliança justamente com Caiado. “Vou usar uma frase que o Iris sempre usou: ‘Partido grande tem que ter candidato’. Somos o maior partido em número de filiados e não podemos ficar na garupa de ninguém. Sigo conversando com muitos emedebistas e membros de outros partidos justamente sobre isso. O MDB tem estrutura para disputar as eleições e vencer este governo que aí está”, argumento o prefeito.

A aproximação do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, com Ronaldo Caiado e a carta assinada por 27 dos 28 prefeitos do partido em sinal de apoio à candidatura de reeleição do governador não tira o sono de Mendanha. “Cabe ao Daniel ouvir todos os filiados, inclusive os que não têm mandato. A decisão precisa ser tomada com a participação de todos. Creio que no final deste processo o partido terá candidato próprio a governador”, projeta.

Mendanha recebe com frequência diversas caravanas de lideranças do interior que vão à Aparecida conhecer sua gestão e saber se ele será candidato ao Palácio das Esmeraldas. “Repito que nunca me coloquei na condição de pré-candidato. Defendo que o partido tenha sim candidato, pode ser o Daniel, o Iris ou outro nome. O MDB tem bons quadros e estrutura em todo o Estado. Uma coisa já deixei claro: não vou apoiar a candidatura do Ronaldo Caiado”, dispara Gustavo.

Partidos como PSB, PSL, PL e Podemos já se colocaram à disposição de Gustavo caso ele decida deixar o MDB e queira disputar o governo. “Meu desejo é permanecer no partido e que tenhamos candidatura própria ao governo. Não penso em deixar o partido que me projetou, que é grande e que pode vencer as eleições do ano que vem”, conclui.

Perfil

Gustavo Mendanha Melo nasceu em Aparecida de Goiânia, em 07 de outubro de 1982. Filho de Sônia Melo Mendanha e do ex-deputado estadual Léo Mendanha, é casado com Mayara Mendanha, com quem tem três filhos: Asafe, Luiza e Emanuel. Bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) – considerado pela instituição superior de ensino Personalidade destaque do curso em 2018 -; foi vereador por dois mandatos (entre os anos de 2009 e 2016), presidente da Câmara Municipal de Aparecida também por dois mandatos (2013 a 2016) e secretário de Esporte e Lazer na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela.Gustavo Mendanha foi eleito para chefe do Poder Executivo municipal em 2016 no primeiro turno, com 122.122 mil votos, o que corresponde a 59,99% dos votos válidos. 

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *