Norte de Goiás passa susto com terremoto durante a madrugada
Moradores do Norte de Goiás, especialmente dos municípios de Estrela do Norte e Mara Rosa, sentiram o chão tremer durante a madrugada desta sexta-feira, (15). De acordo com dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), foi registrado um abalo sísmico de cerca de oito segundos, às 5h45. O epicentro do terremoto fica um pouco ao norte dos municípios, entre as rodovias BR-153 e GO-151, que liga os municípios de Amaralina e Porangatu, cerca de 11 km do centro de Estrela do Norte
Segundo os dados do Observatório Sismológico, o tremor no norte do Estado foi de 3,7 pontos na Escala Richter, que analisa a intensidade de abalos sísmicos. Terremotos com magnitude de a 3,9 pontos são frequentemente sentidos no mundo todo, mas raramente causam danos, ocorrendo cerca de 49 mil vezes por ano. Apesar disso, o episódio pode ser muito perceptível para moradores, por conta baixa frequência de tremores na região, que está sobre uma falha geológica muito antiga.
Em outubro de 2016, o observatório da UnB já havia registrado ou outro tremor de magnitude 3,7, na região. Antes disso, em 2012, foram cinco tremores registrados. Em 2011, o registro foi de um tremor ainda maior, de 4,1 na escala Richter. O mais intenso deles, no entanto, aconteceu em 8 de outubro de 2010, quando um terremoto de 5 pontos atingiu a divisa entre Goiás e Tocantins, sendo sentido até mesmo em Brasília, a 254 km do epicentro.