Selecione a página

Novas infecções por coronavírus são preocupantes dentro do cenário epidemiológico, afirma médico infectologista

Novas infecções por coronavírus são preocupantes dentro do cenário epidemiológico, afirma médico infectologista

Os casos de Covid-19 voltaram a aumentar no Brasil, conforme as informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Segundo os dados, o país está atualmente com uma média móvel de 31 mil novos casos por dia, enquanto, há pouco mais de um mês, no final de abril, essa taxa estava em 12 mil.

Com o avanço dos casos, os órgãos e conselhos de saúde têm cogitado e até emitido decretos para a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras. Em maio, a Cidade de Goiás determinou que o item de proteção deve ser usado em locais fechados. Outras cidades no estado e em outras regiões do país também estudam a possibilidade.

Segundo o médico infectologista Boaventura Braz de Queiroz, o abandono da máscara em ambientes fechados contribuiu para a transmissão do vírus e, consequentemente, para aumento dos casos da doença. “Outro fator que tem contribuído [para o aumento de casos] é justamente as cepas, essas novas variantes e sub variantes. São cepas mais transmissíveis e com pessoas com quadro clínicos pouco sintomáticos ou assintomáticos. Isso contribui para a disseminação, porque essas pessoas estão em atividade”, explicou.

Apesar de menos letais, o infectologista afirmou que as novas infecções também são preocupantes dentro do cenário epidemiológico. “Pessoas sadias tem apresentado boa evolução, mas quando pessoas com saúde debilitada contraem [o vírus], pode levar a internação e, infelizmente, UTI e óbito”, ressaltou.

Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que, desde o início da pandemia, foram registrados 1.392.981 casos de Covid-19 no território goiano. No Estado, há 791.371 casos suspeitos em investigação e 327.213 casos já foram descartados. Os dados são de terça-feira (7).

Há 26.690 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás e outros 282 óbitos suspeitos que estão em investigação.

Até o momento, foram aplicadas 5.773.885 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas  5.144.659 pessoas, e   2.269.096 pessoas já receberam a dose de reforço.  Entre as crianças de 5 a 11 anos, 49,16% já receberam uma dose da vacina.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *