Select Page

Entidades de combate ao câncer clamam por apoio do poder público em sessão solene na Câmara Municipal

Entidades de combate ao câncer clamam por apoio do poder público em sessão solene na Câmara Municipal

Autora da propositura, Sabrina Garcez se compromete com luta por campanhas de esclarecimento e ações que promovam acesso pleno à prevenção e tratamento

Entidades deixararam claro que combate ao câncer precisa de mais apoio do poder público em sessão solene na Câmara Municipal de Goiânia, na noite desta quarta-feira (15/2).

Proposta por Sabrina a Garcez, por ocasião do dia mundial de combate ao câncer, celebrado em 4 de fevereiro, a cerimônia homenageou mais de 60 voluntários, colaboradores  e profissionais de saúde ligados à causa.

Em discurso emocionado, a vereadora disse entender a urgência do tratamento precoce, citando a experiência de sua mãe,  a secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas  do Municipio, Cida Garcez, presente na mesa, que venceu dois tumores. “Vocês são muito importantes, pois chegam onde o poder público não chega”, disse Sabrina.

Ela se comprometeu a lutar, ao lado da comunidade, parlamento e instituições voluntárias para ampliar as campanhas de esclarecimento e por mais ações efetivas que promovam a prevenção e o acesso pleno ao tratamento de câncer para todos.

“Não importa quem somos e onde moramos, todos devemos ter acesso pleno à prevenção e redução de riscos, à detecção precoce, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer”, enfatizou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, devem ocorrer 6 milhões de mortes prematuras de câncer por ano, até 2025, caso não sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e as estratégias de enfrentamento à doença,  

“As necessidades são infinitas, mas os recursos são finitos, as tabelas do SUS não são suficientes e sem ajuda não sobrevivemos para entregar um serviço de saúde qualidade à população”, observou o presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás – ACCG, Jales Benevides Santana Filho, que parabenizou Sabrina Garcez pela emenda de R$ 200 mil destinada ao Hospital Araújo Jorge. Jales alertou ainda que 25 mil novos casos surgirão em Goiás até 2025.

Representando a Associação de Apoio as Vítimas de Câncer do Estado de Goiás – AAVCEG, Flávia Belchior também relatou as dificuldades da entidade que há 18 anos atua no atendimento a portadores de câncer. Eles prestam assistência social e psicológica para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Precisamos de muito apoio”, reverberou.

Da Associação dos Portadores de Câncer de Mama – Apcam, a psicóloga Márcia Faria Veloso destacou a importância da solenidade por evidenciar a discussão sobre o câncer de mama.

A Apcam atende 400 mulheres oferecendo refeições, passeios, costuras de bolsas de retalho, que são a marca da instituição, desfile de moda inclusiva, dia da beleza, além de doar medicamentos, perucas, lenços e emprestar cadeiras de rodas.

A psicóloga relatou que 40% das pacientes chegam tardiamente aos tratamentos no Brasil, fazendo dos tumores na mama a primeira causa de morte.

Ecoando a fala da colega, a enfermeira Marta Calayud (Apcam)  fez um discurso contundente sobre a importância de medidas urgentes para amparar as mulheres que precisam de agilidade para as mamografias e para a realização de biopsia no momento da consulta. Entre outras coisas, ela pontuou a necessidade de apoio efetivo durante o tratamento com fornecimento de passe livre no transporte, isenção de IPTU, prioridade para o risco cirúrgico, garantia de reconstrução mamária e prótese.

“Não dá para pensar o câncer de mama sem politica, as mulheres não querem esmolas, querem seus direitos garantidos”, enfatizou Calayud.

Também participaram da mesa, o colaborador da ACCG, Cristiano Gomes, que fez fala de agradecimento em nome dos homenageados; a presidente da Apcam, Flora Soares; o diretor técnico  da ACCG, Carlos Henrique do Prado; os diretores da Associação de Apoio as Vítimas de Câncer do Estado de Goiás, Poliana Gonçalves dos Reis e Leandro Moura de Sousa.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *