Canedo fest Show conta com uma Central de Videomonitoramento e Operação com tecnologia de ponta para reforço na segurança
Toda a estrutura, nunca antes vista na cidade, possui 30 câmeras fixas espalhadas em pontos estratégicos, além de contar com uma Central de Controle e Operação dentro da estrutura, monitorando em tempo real
O Canedo Fest Show é uma realização da Prefeitura Municipal de Senador Canedo, que conta com uma estrutura nunca antes vista na cidade.
Um dos pontos altos dessa estrutura é no que concerne a segurança. Foi criado, especialmente, para a festa, uma Central de Controle e Operação (CCO). Dentro dessa central, criou-se duas estações de trabalho, mais dois monitores de 42 polegadas cada, chamado de “vídeowall” e mais um servidor compondo a central.
Todo o evento conta com 30 câmeras fixas, instaladas de forma estratégica para cobrir toda a área, principalmente em pontos específicos de maior incidência de confusão como próximo aos banheiros, parque de diversão e na praça de alimentação.
Foram instaladas na portaria, câmeras que pegam todo o fluxo de entrada de visitantes. Além delas, há instalado na entrada, dois painéis de led (tv 42 polegadas) na estrutura da tenda fixada, assim, quando a pessoa entrar já vê de cara que está sendo monitorada. Bem como, encontra-se na entrada também dois painéis de led de tamanho 3,00 x 2,00 m, controlado pela CCO .
De acordo com o Administrador da central de videomonitoramento, Diogo Santos, toda a estrutura foi planejada com muito estudo e empenho, com a finalidade de garantir, de forma reforçada, a segurança de todos. “Esse monitoramento se dá em tempo real e conta com uma equipe especializada operando taticamente toda a operação.”, ressalta.
Segundo ele, das 30 câmeras fixas, existem oito delas que são PTZ, mais conhecidas como Speed Dome.
Com ela se consegue realizar todo o patrulhamento em 360º, com uma varredura mais completa. ”Dentre as suas funções, essas câmeras possuem resolução em UltraHD, dão zoom, seus movimentos vão tanto para a vertical quanto para a horizontal, além de conseguirem fazer uma verificação mais precisa, ou seja, é uma câmera tática, o que significa uma ação concomitante mais segura.”, explicou Diogo.
Um ponto a se destacar em relação as posições das câmeras, mais especificamente às Speed Dome, uma delas foi colocada num ponto mais alto do palco. Com isso, tem-se uma captação de imagens privilegiada.
Integração
As forças de segurança têm trabalhado durante o evento em conjunto. Dentro da CCO a equipe conta com um rádio da Guarda Civil Municipal (GCM), que proporciona uma agilidade na comunicação. Além da GCM, a comunicação é estabelecida também com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), o que só reforça o trabalho integrado entre as forças de segurança.
Texto por Rafael Rocha