CENTRO DA IMACULADA CONCEIÇÃO INAUGURA NOVA SEDE
Dia 14 de agosto foi uma data especial para a milícia da Imaculada, trata-se da inauguração do Centro da Imaculada Conceição. Segundo o coordenador do centro social, o jovem Gustavo de Resende foi necessário a globalização das atividades sociais para se obter um melhor resultado, reivindicando junto ao pároco o salão onde a partir de agora será a sede do centro da imaculada para se realizar as funções onde terá atendimentos médicos, Jurídicos, contábeis todos esses serviços com voluntários da própria comunidade, onde atenderão as famílias carentes da região. Na atualidade o Centro da Imaculada está atendendo 250 famílias cadastradas, porém é oferecido esse atendimento para outras centenas de famílias que são chamadas de cadastro de emergência, que são aquelas pessoas que aparecem de surpresa precisando de algum serviço que é oferecido pelo centro da Imaculada. É bom lembrar que as pessoas que necessitam do apoio das atividades precisam fazer uma agenda pré organizada com os voluntários, pois os médicos atende aqui de quinze em quinze dias, o contador para orientações contábeis atende de dez em dez dias. Além do apoio aqui no centro as famílias são assistidas em casa com o apoio espiritual, através de orações, o padre para dar uma benção. O coordenador Gustavo informou que está formando parcerias para realização de cursos profissionalizantes com o Sebrae, Senai ou seja o Centro da Imaculada é um espaço de globalização onde estamos oferecendo os serviços sociais e apoio religioso. Concretizou.
O vereador Raphael da Saúde que esteve presente na inauguração da nova sede falou que é importante esse trabalho que a paróquia Bom Jesus realiza através do Centro Social da Imaculada Conceição, com esse espaço os voluntários terão mais estruturas para o atendimento ao público e ao mesmo tempo seguir o mandamento de Jesus Cristo que é se colocar no lugar do próximo. Esse trabalho que eles fazem aqui na região Leste é de suma importância, pois são um grupo de pessoas muito capacitadas e organizadas e quem ganha é a população. Enfatizou.
O senhor Alcino José Alves popularmente conhecido como Tininho, é comerciante na região, católico praticante e consagrado à nossa Senhora, ele fala de sua devoção, e diz que a imaculada é isso, é servir à comunidade. Tininho mora no bairro a 42 anos e é farmacêutico e sempre participou desse projeto, ele e sua família são voluntários na ação social.
O padre Antônio Alexandre Oliveira da Silva, pároco local pertencente a congregação Missionários da Imaculada Padre Kolbe, falou que todo esse projeto do Centro Social é uma proposta que visa atender o pedido que Jesus fez aos discípulos: “Dai – lhes vós mesmos de comer.”
Padre Antônio falou ainda que esse projeto social surge acima de tudo, como um sinal nesse bairro, que é marcado com tanta desigualdade, muitas famílias pobres, muitas injustiças principalmente a violência, desemprego, e o nosso compromisso cristão é procurar dar uma resposta que é através desse trabalho social agregar pessoas e para também atende- las. Aqui é um ponto de encontro, que visa o acolhimento, o voluntariado para atender as várias necessidades do nosso bairro. Finalizou
A igreja Católica utilizou-se historicamente da solidariedade e durante séculos assumiu este recurso na construção de respostas à questão social, na medida em que durante muito tempo foi a principal responsável pela assistência, fundamentando-se na caridade e nas questões da vida espiritual. Durante todo o dia em comemoração à inauguração da nova sede do Centro da Imaculada Conceição foi realizada várias ações para toda comunidade que tiveram acesso à aferição de pressão, Glicemia, peso e altura, orientação de amamentação para gestantes, orientação sanitária de endemias,, optometrista e pontos de coleta de doação de sangue.
Reportagem: Antônio Morais