Selecione a página

Conheça as principais mudanças na urna eletrônica para 2022

Conheça as principais mudanças na urna eletrônica para 2022

Para as eleições realizadas em outubro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou algumas novidades em tecnologia para a urna eletrônica. Entre as principais mudanças, estão novos recursos de acessibilidade, além de investimento em agilidade e maior transparência e segurança para as votações. Desde o lançamento do modelo, em 2015, essa é a primeira atualização no equipamento.

Para garantir mais agilidade, a nova urna conta com processador do tipo SOC (System on a Chip), 18 vezes mais rápido que o modelo anterior. O novo equipamento também exige menos custos de conservação, já que conta com uma bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato, que não precisa de recarga. Dessa maneira, a expectativa é de que a bateria dure por toda a vida útil da urna.

Os teclados de controle também foram alterados. O novo modelo inclui aprimoramentos com teclas de duplo fator de contato. Isso significa que o próprio equipamento é capaz de acusar erros, como mau contato ou curto-circuito. Por outro lado, o terminal do mesário não tem mais teclado físico e fica baseado numa tela totalmente gráfica, sensível ao toque.

Para eleitores com deficiência visual ou auditiva, também há melhorias. A voz da urna passou por um aprimoramento na sintetização, além de incluir nomes de suplentes e vices na leitura. Já para deficientes auditivos, a urna passa a ter uma apresentação com intérprete de Libras para indicar cargos em votação.

Apesar das mudanças, a nova urna mantém alguns recursos do equipamento antigo, especialmente no que se refere a técnicas de segurança. As novas urnas, por exemplo, ainda são incapazes de se conectar a redes de internet ou bluetooth, para impedir acesso às informações. Essas, inclusive, passam por etapas de criptografia, assinatura e resumos digitais que bloqueiam o acesso de sistemas e programas não desenvolvidos pelo TSE ou certificados pela Justiça Eleitoral.

Ao todo, as eleições de 2022 devem contar com 225 mil novos modelos de urna, dentro de um total estimado de 577 mil. Dentre esses, os mais antigos foram produzidos a partir de 2009. Equipamentos anteriores a esse período já não passam pelos requisitos de segurança e tecnologia implementados desde então.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *