Selecione a página

Força-tarefa em Senador Canedo reúne forças no combate ao mosquito da dengue

Força-tarefa em Senador Canedo reúne forças no combate ao mosquito da dengue

_ Mutirão visitou e conscientizou moradores de dois importantes bairros sobre a importância na luta contra a doença._

A prefeitura municipal de Senador Canedo, promoveu no último sábado (5), mutirão contra a dengue no setores Margarida Procópio e Vila São João. A ação mobilizou várias secretarias e contou com a parceira da Central Única da Favelas (Cufa).

O objetivo da ação era orientar moradores da região, além de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que além de transmitir dengue, também é vetor de zika e chikungunya.

O serviço contou com o trabalho da equipe de endemias da Secretaria de Saúde, que distribuiu panfletos de orientação aos moradores e também realizou oito bloqueios perifocais com bombas costais, em um total de 40 quadras residenciais.

O bloqueio com bomba costal é capaz de eliminar o mosquito adulto, interrompendo o ciclo de transmissão das doenças.

Ação Conjunta

A Secretaria de Infraestrutura e Obras também estava presente e realizou o recolhimento de entulhos das residências e lotes baldios, que podem abrigar água parada, focos do mosquito Aedes aegypti. A ação também teve apoio da Superintendência de Desenvolvimento Comunitário (Sudec) e da Cufa, que prestou apoio aos servidores.

Segundo o morador da Vila João, Albino Piedade, a ação conscientiza os moradores e fiscaliza lotes abandonados. “A prefeitura está de parabéns, foi um ótimo trabalho, mas muitos não cuidam dos próprios quintais, o que dificulta o combate ao mosquito.“, observou.

Segundo a secretária de Saúde, Ludymila Maranha, que esteve presente na ação, a prevenção é o melhor combate. “A doença da dengue vem se alastrando por todos os municípios, e em Senador Canedo não é diferente. Para que a prevenção da doença aconteça de maneira oportuna, é fundamental a participação da comunidade por meio de uma mobilização social.“, destacou.

Balanço total

Foram visitadas 914 residências, que, junto com os terrenos baldios, totalizaram 1.427 visitas.

Texto por Victor Rodrigues
Fotos por Vitória Carvalho

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *