Selecione a página

Legislativo goiano abre trabalhos em nova sede antes de finalizar transferência

Legislativo goiano abre trabalhos em nova sede antes de finalizar transferência

Plenário se reunirá simbolicamente no próximo dia 3, a partir das 15 horas, de forma híbrida, no Palácio Maguito Vilela

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai realizar sessão simbólica na nova sede, o Palácio Maguito Vilela, localizado no Park Lozandes, próximo ao Paço Municipal, no dia 3. Porém, apenas parte do administrativo foi transferido para o local. A construção do prédio sofreu diversos atrasos e, nesta fase, estava programada para ser concluída em meados do ano passado, com previsão de mudança de toda a estrutura do Legislativo em janeiro deste ano. A obra começou em 2005 e passou por três paralisações, sendo a mais longa de seis anos, entre os anos de 2007 e 2013. Nesses 17 anos, houve rescisão de contrato , novas licitações e retomada dos serviços, em 2019
As atividades no Palácio Maguito Vilela iniciaram, oficialmente, a partir da última quinta-feira, 25, quando foi liberado o funcionamento dos gabinetes parlamentares. Já no próximo dia 8 está prevista a realização de uma cerimônia de entrega oficial. A partir daí, a expectativa é que sejam retomadas as instalações para o funcionamento das atividades administrativas, gradativamente, presenciais. “Acredito que nesta sessão todos os deputados vão para conhecer o plenário, conhecer os gabinetes. Nesse dia, o presidente vai submeter à votação dos deputados a decisão sobre o formato das próximas sessões”, explica o assessor adjunto à Presidência, Rubens Sardinha.
Excepcionalmente, a sessão será a primeira reunião deliberativa do quarto período da 19ª Legislatura, abrindo, na prática, os trabalhos legislativos de 2022. Regimentalmente, a abertura se dá no dia 15 de fevereiro, mas nesse ano, o calendário de retomada das sessões foi alterado, devido ao atraso na entrega da obra do Palácio pela empresa responsável, a construtora JL. Nessa fase final, os custos ficaram em R$ 125,6 milhões, anteriormente, o valor estimado era de R$ 114,28 milhões. Porém, houve a necessidade de pagar ajustes de periodicidade.
A nova sede da Alego possui área total construída de 44.528,71 metros quadrados, com plenário tendo uma galeria que comporta mais de 200 pessoas. A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência. O estacionamento no local tem mais de mil vagas.
O presidente do Legislativo, deputado Lissauer Vieira (PSB), afirma que entre os grandes diferenciais na estrutura do novo Palácio, que será entregue com alto padrão de qualidade, sustentabilidade e tecnologia. “Tudo pensado para otimizar os processos de gestão e segurança da informação, aprimorar o atendimento à população e, ao mesmo tempo, reduzir custos e gerar economia. Investimentos necessários e que trarão excelentes resultados para o Legislativo goiano”, ressaltou.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *