Selecione a página

Com 19 nomes, Anápolis dobra número de pré-candidatos à Câmara dos Deputados de 2018

Com 19 nomes, Anápolis dobra número de pré-candidatos à Câmara dos Deputados de 2018

A pouco menos de quatro meses da realização das eleições de 2022, Anápolis já alcançou um número recorde de pré-candidatos à Câmara dos Deputados. Ao todo, são 19 pré-candidatos a deputado federal já declarados, mais do que o dobro das eleições anteriores, quando nove nomes se colocaram na disputa. Antes disso, em 2014, foram cinco candidatos.

O deputado federal Rubens Otoni (PT) é um dos que está na disputa. Em seu quinto mandato consecutivo na casa – Otoni é deputado federal desde 2002 –, ele avalia que a lista inflada ainda não é definitiva e precisa aguardar a oficialização das candidaturas. Apesar disso, avaliou como positiva a disposição de pessoas participarem do processo eleitoral. Em busca do sexto mandato e apontado como um dos potencias campeões de voto em Anápolis, ele não entende que o alto volume de adversários possa dificultar sua reeleição. “Pelo contrário. Faz a minha candidatura ser a mais competitiva, pelo motivo de ser a única que tem votos em todos os municípios do estado. Essa é a diferença”, afirmou ao Jornal Opção.

Na lista, destaca-se também a presença do PSC, com cinco pré-candidatos para a Câmara. Além do PSC, outros oito partidos aparecem com um pré-candidato (PT, PP, PROS, UB, PDT, Patriota, Cidadania e Podemos), e mais três com dois candidatos cada (MDB, PSDB e PSB). Segundo o presidente estadual do partido em Goiás, Eurípedes do Carmo, não houve uma estratégia especial para produzir candidatos no município, mas um movimento que ocorreu naturalmente a partir do trabalho que o diretório do PSC tem feito para preparar deputados. “Nós temos nome de gente com experiência, indo para segunda tentativa, temos o vice-prefeito, com muito potencial, cantor gospel com base em todo o estado, além de Anápolis, temos mulher. São vários bons candidatos que saem daqui”, comenta. Segundo Eurípedes, não existe uma previsão focada no número de deputados do município, mas a expectativa é de conquistar três cadeiras para o partido, com representantes de todo o Estado.

Aliados em 2020, o oficial da reserva da Aeronáutica Luiz Cláudio Bragança, o Brigadeiro Bragança (UB), e o presidente do MDB de Anápolis, Márcio Corrêa, também estão na disputa. Agora, disputando o mesmo cargo, chegam como “adversários do bem”, segundo o Brigadeiro. Márcio é apontado como um dos favoritos a campeão de votos no município e vem às urnas pelo MDB ao lado de Rebeca Romero, jornalista e também pré-candidata.

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis também é um dos cotados como favoritos no município. Com apoio do prefeito Roberto Naves, o vereador Leandro Ribeiro (PP) foi o mais votado nas eleições de 2020, em Anápolis, com 3.266 votos.

Confira a lista completa de pré-candidatos a deputado federal de Anápolis

PT: Rubens Otoni
PP: Leandro Ribeiro
PROS: Júlio Proarmas
UNIÃO BRASIL: Brigadeiro Bragança
PDT: Teles Júnior
PATRIOTA: Humberto Evangelista
CIDADANIA: André Almeida
PODEMOS: Leopoldo Garcia
MDB: Márcio Corrêa e Rebeca Romero
PSDB: Sírio Miguel e João Gomes
PSB: José Chaveiro e Carlos Antônio
PSC: João da Luz, Valeriano Abreu, Márcio Candido, Samuel Santos e Nowhah Luiza

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *