Select Page

Reguffe lidera pesquisa para o Senado no DF, seguido de perto por Flávia, Kokay e Damares

Reguffe lidera pesquisa para o Senado no DF, seguido de perto por Flávia, Kokay e Damares

Pesquisa do instituto Real Time Big Data, feita entre 6 e 7 de junho e divulgada na quarta-feira, 8, mostra o senador José Antônio Reguffe, do União Brasil, em primeiro lugar para o Senado, com 17%. As deputadas federais Flávia Arruda (PL) e Erika Kokay (PT) e a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) aparecem em segundo lugar, com 16%. A rigor, os quatro estão empatados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O empresário Paulo Octavio (PSD) tem 7%. Paulo Roque (Novo) aparece com 2%. Os indecisos somam 14%. Brancos e nulos representam 12%

O presidente Jair Bolsonaro tem duas candidatas ao Senado, Flávia Arruda e Damares Alves. Elas foram ministras de seu governo. Mas a candidata do “coração” da família Bolsonaro é Damares, que é amiga e aliada ideológica do chefe do Executivo.

Bolsonaro estaria trabalhando com o seguinte cenário: Flávia Arruda para governadora, Damares Alves para senadora e a deputada federal Paula Belmonte para vice. Como o governador Ibaneis Rocha, do MDB, anunciou que apoiará a senadora Simone Tebet para presidente, Bolsonaro teria decidido que sua base vai lançar um candidato a governador. Se não for Flávia Arruda, será outro ou outra. O objetivo da base bolsonarista, a partir de agora, é derrotar Ibaneis, que já começa a ser chamado de “Enganeis” por bolsonaristas.

O Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribuna Superior Eleitoral sob o número DF-00040/2022.

O dilema de José Antônio Reguffe

O senador Reguffe pode ser candidato a governador ou a senador. Na pesquisa para o governo, aparece atrás de Ibaneis Rocha. Falta-lhe estrutura financeira, em comparação com o governador, mas o União Brasil tem condições de bancá-lo.

Há quem postule, entre seus aliados, que deveria disputar mais um mandato de senador e em 2026, daqui a quatro anos, disputaria o governo.

A força das mulheres em Brasília

Há uma aposta de que as mulheres são dominar a política de Brasília em 2022. O bolsonarismo acredita que poderá eleger Flávia Arruda para o governo e Damares Alves para o Senado.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *