Sabrina Garcez participa de formatura de 70 mulheres que receberam capacitação profissional
Cursos foram oferecidos por meio de emendas da parlamentar em parceria com Secretaria da Mulher e Senai
Sabrina Garcez participou nesta sexta-feira (10/6) da entrega dos diplomas para 70 formandas dos cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com o Senai.
Foram entregues certificados nas áreas de Assistente de Cozinha, Aprendiz Industrial, Costureira de Máquina Reta e Overloque, Chocolateria, Montagem e Manutenção de Celulares, Montagem e Manutenção de Computadores, Panificação e Confeitaria.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, lembrou que Sabrina Garcez é uma defensora das mulheres e foi ela que destinou emendas parlamentares que garantiram a realização dos cursos. “Sem ela, nós não estaríamos aqui hoje entregando esses diplomas”, comentou a secretária.
As emendas de Sabrina Garcez possibilitaram a abertura de 400 vagas para mulheres goianienses em situação de vulnerabilidade social em cursos gratuitos de capacitação para o mercado de trabalho.
Tatiana reforça a relação entre capacitação e garantia de autonomia financeira no resgate de mulheres que, possivelmente, vivem em situação de violência. “Elas foram, por exemplo, as primeiras a perderem seus empregos durante a pandemia, sendo a maioria chefes de família”.
Para Sabrina, não adianta discurso bonito, é preciso colocar em prática mecanismos efetivos de apoio às mulheres. “Eu e Tatiana já fizemos um projeto de lei para que as empresas contratassem pelo menos 5% de mulheres em Goiânia e, em reunião com o Senai, descobrimos que faltavam cursos de capacitação em diversas áreas para que o mercado pudesse absorver mulheres. Há um enorme espaço para mulheres na indústria, na construção, até em oficinas. Assim começou essa parceria com a Tatiana ,o Senai e a Prefeitura de Goiânia. É isso que faz a política valer a pena, poder impatar positivamente a vida das pessoas, sair do discurso e ir para a prática”, diz a vereadora.
O cronograma oferece novas capacitações a cada semana, até o final do ano. As inscrições são realizadas presencialmente na Secretaria da Mulher, localizada na Rua 74, nº423, setor Central, das 9h às 16h. Também são realizadas no ícone Rede Mulher no site da Prefeitura de Goiânia ou no app Prefeitura 24 horas.
As vagas começaram a ser oferecidas em fevereiro no Jardim Colorado e Vila Canaã. Ao longo de 2022, serão ofertados diferentes cursos em várias regiões da capital. O objetivo é abrir espaço no mercado, gerar renda e melhores condições de vida para as mulheres goianienses.
Defesa da Mulher
Sabrina Garcez tem, entre as bandeiras de sua ação política, a defesa dos direitos das mulheres, as cotas femininas na política e nas instituições e a representatividade democrática da mulheres. Ela acredita que é preciso trabalhar muito para que tudo isso saia do discurso. “Capacitação para o mercado de trabalho é o principal caminho”, defende.