Senador Canedo inaugura Centro de Reservação de água que garante abastecimento da região Sul da cidade
Mais de R$ 3 milhões de reais foram investidos, para acabar com o problema de falta d’água na região Sul do município.
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência de Saneamento (Sanesc), inaugura na próxima terça-feira (12), às 10 horas da manhã, o Centro de Reservação da Região Sul (Campo Trajano). Foram mais de R$ 3 milhões investidos para acabar com o problema de falta d’água na região.
Em 08 de julho de 2021, um acidente com o reservatório de água do Campo Trajano prejudicou a distribuição de água na região. As primeiras equipes de técnicos da Prefeitura, Sanesc, Corpo de Bombeiros e Samu chegaram logo após a queda do reservatório de água na região do Parque Industrial, em Senador Canedo.
Anteriormente, o local tinha capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros. A estrutura beneficiava cerca de dezoito bairros, entre eles o Residencial Aracy Amaral, Bougainville e Parque Industrial. A atual gestão da Prefeitura de Senador Canedo, em tempo recorde, realizou a obra para atender a população da região.
Os 3 milhões de reais foram investidos em bombas novas, construção e reforma das casas atingidas, além do novo reservatório, que vai atender cerca de 35 mil pessoas. Agora o novo reservatório terá capacidade de 1,5 milhões de litros.
Para o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro essa entrega consolida o compromisso da autarquia em resolver de vez o problema de abastecimento de água. “ É muito importante para nós inaugurar mais essa obra, por mais que tenhamos inaugurado no mês passado as obras do projeto emergencial, onde viabilizamos água para todos. Com a queda do reservatório alguns bairros ficaram afetados, tivemos que realizar o abastecimento de forma direta. A entrega desse novo Centro de Reservação, traz o atendimento totalitário para a população de Senador Canedo.”, pontuou.
Investimentos
No mês de março, a Sanesc inaugurou a ampliação da Captação Bonsucesso, bem como a conclusão do Plano Emergencial do Sistema de Abastecimento Hídrico. O plano foi elaborado após uma auditoria completa nos Atestados de Viabilidade Técnico Operacional (AVTO) emitidos pela agência nos últimos anos.
Ao todo foram mais de 8 milhões de investimentos para o recondicionamento de todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada da SANESC. As intervenções tiveram como foco a ampliação, correção, otimização e interligação de 4 unidades estacionárias já existentes e fundamentais na estrutura da autarquia, sendo elas: Captação Bonsucesso, Estação de Tratamento do Sozinha, estação de Tratamento Lúcio Rosa e o Centro de Reservação Boa Vista.
Texto por Rafael Miranda e David Max