“Se não fosse essa vacinação nas escolas, eu não teria tempo de levar meu filho para vacinar”, diz mãe em ação realizada nas escolas de Senador Canedo.
O trabalho de imunização vai ser realizado em mais de 50 instituições de ensino, incluindo públicas e privadas.
A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), começou a segunda campanha itinerante de vacinação escolar, com o objetivo de imunizar o maior número de crianças contra o Coronavírus.
Durante todo o período de vacinação contra a COVID-19, foram vacinadas cerca de 9.581 crianças de cinco a onze anos, em média 77.7% de todo o público residente em Senador Canedo. Com os trabalhos nesta nova etapa a equipe tem o intuito de elevar esses números e imunizar mais 90% dos estudantes canedenses.
Segundo Flávia Régia, superintendente de Vigilância em Saúde – departamento responsável pelo controle vacinal da população, no momento está sendo realizada somente a vacinação contra a COVID, pois a imunização pediátrica tem uma especificidade: ela não pode ser administrada junto com as outras vacinas de rotina. Para crianças é necessário um intervalo mínimo de 15 dias, antes e depois da aplicação.
Com a parceria entre as secretarias a expectativa é atender todas as unidades da rede municipal e, além da vacinação, serão realizados diversos projetos através do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), um plano voltado às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral.
Para a secretária municipal de saúde, Ludmyla Maranha, parcerias como essa, entre órgãos públicos, mostra a união de toda a gestão a fim de levar informação, bem-estar e qualidade de vida a toda população. “São parcerias de sucesso como essa que fazem bem para a população, pois vamos até o cidão e oferecemos o que eles precisam”, afirma.
Os moradores ficaram aliviados com a ação de vacinação, pois pela falta de tempo muitos não conseguem levar os pequenos para se vacinarem. Como no caso de Maria do Rosário, diarista e moradora do bairro Nova Goiânia, “ olha, eu trabalho todo dia para colocar comida na mesa, sou mãe solteira e infelizmente ainda tinha conseguido vacinar o Enzo, se não fosse essa vacinação nas escolas, eu não teria tempo de levar meu filho para vacinar”
A vacinação será realizada em EMEIS, CMEIS e em escolas particulares, para que a criança ou adolescente receba o imunizante é necessário a autorização dos pais que vão ser disponibilizadas pelas intuições de ensino.
Texto por Carlos Willton
fotos por Xande Manso