Selecione a página

Bolsonaro sanciona desoneração da folha até dezembro de 2023

Bolsonaro sanciona desoneração da folha até dezembro de 2023

Medida prorroga benefício para os 17 setores mais empregadores da economia, como indústria têxtil, construção civil e transporte rodoviário

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a prorrogação, até o fim de 2023, da desoneração da folha de pagamento das empresas dos 17 setores da economia que mais geram empregos no país. A medida foi publicada nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU).
O projeto que autorizou a prorrogação havia sido aprovado três semanas atrás pelo Senado e seguiu para análise do presidente da República. O texto já tinha passado também pela Câmara dos Deputados.
A desoneração permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.
O texto aprovado no Congresso abrange setores da indústria têxtil, calçados, máquinas e equipamentos, proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário, entre outros.
Uma lei de 1991 determina que as empresas paguem, de forma mensal, um valor que corresponde a 20% sobre todas as remunerações que elas desembolsam aos seus empregados com ou sem carteira assinada.
Esse dinheiro que o governo arrecada vai para as áreas da seguridade social – previdência, assistência social e saúde.
A lei sancionada permite que as empresas ficam autorizadas a substituir esse pagamento por uma tributação sobre a receita bruta, com alíquota entre 1% e 4,5%.

  • Com informações do portal G1.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *